Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LimãoDoceLimão

LimãoDoceLimão

Escolas fechadas, o que fazer com as crianças?

As escolas, creches e ATL, públicos e privados, vão fechar a partir da próxima segunda-feira. Para muitas famílias instalou-se a preocupação, pois com quem podem ou devem ficar as crianças, o que se pode fazer para não enlouquecer aqueles que vão ficar em casa? Sim, porque não se pode ir ao cinema, nem ao parque, nem passear no centro comercial. Como se podem ocupar as crianças e minimizar as suas saídas e contactos sociais? Pois bem, os professores podem ter aqui um papel fundamental e entreter durante algumas horas por dia, mesmo que à distancia. Quase todos temos acesso a plataformas digitais, com as quais as crianças já estão habituadas a trabalhar, como tal, trabalhar à distância, e criar formas de aprendizagem à distância, já é um recurso que se faz de forma pontual, para alguns, e mais habitual para outros, e pode ser uma prática que leve ao gosto pela aprendizagem e pelo estudo, pois este tornar-se-á muito mais divertido. Depois, vem a parte lúdica, e por que não voltarmos ao jogos de tabuleiro, ao monopólio, às cartas, e a tantos outros jogos que para além de serem didácticos, são lúdicos e muito divertidos?!

Não esquecer as sessões de cinema, e claro está...as deliciosas pipocas, que podem ser feitas em casa, de forma tradicional, sempre muito mais saudáveis! E ainda temos as pinturas, os desenhos, as plasticinas, as colagens e um sem fim de criações artisticas que só a imaginação das crianças pode criar limites...

E,  porque não, uma aula de ginástica ou uma tarde de discoteca e muita dança? Pois bem, vamos lá dar largas à imaginação, vamos lá por o pessoal mais novo activo, pois ficar em casa ou em locais mais reservados e fechados não significa ficar a olhar para uma consola ou para um ecrã de televisão durante horas, e horas! Vamos tentar ser criativos, ativos e aproveitar o tempo das crianças com as crianças!

Haja saúde e muita paciència!

dominó.jpg

 

1 comentário

Comentar post